Origem de Cambuquira

Muito se fala sobre a origem de Cambuquira. Alguns falam que havia muito aboboreira na cidade e que os escravos vendiam brotos de abóbora em Campanha.

Outros falam que os brotos de abóbora eram tantos que todas as hortas da cidade tinham.

Porém, conta-nos Dr. Manoel Dias dos Santos Brandão, no jornal “A Estância” página 3, 1987, “que se deveu o nome a uma pessoa que tinha o apelido de CAMBUQUIRA e era um senhor de escravos. Inclusive consta o nome CAMBUQUIRA nos arquivos da catedral de CAMPANHA.”

  As primeiras notícias sobre as águas minerais, consideradas santas, remota ao ano de 1970, pelas curas obtidas por doentes que delas fizeram uso. Em 1834, a municipalidade de Campanha, através do vereador Midões, tomou as primeiras medidas para melhorar as estradas; assim as águas minerais foram se tornando conhecidas.

Cambuquira era uma fazenda pertencente a três irmãs: Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart, que lhes adviera por herança e por legado de Terça de Rosa Maria Goulart, casada com o Furriel José da Silva Leme. A residência da fazenda Boa Vista erguia-se no local do Hotel São Francisco. Quando as três faleceram, foram seus sucessores testamentários alguns de seus antigos escravos, coube a eles a área que corresponde atualmente às zonas urbana e suburbana da cidade, ficando o resto da propriedade em volta, para os senhores: Manoel Martins Ribeiro e José Martins Ribeiro.

  A Câmara Municipal de Campanha soube da criação de um novo arraial integrado à fazenda, então resolveu, por utilidade pública, desapropriar os terrenos pertencentes aos ex- escravos fazendeiros, pois as propriedades estavam sendo invadidas por forasteiros.

Em 1861 se processou a desapropriação por oitocentos mil réis, dinheiro que não foi entregue aos donos.

consta deveria ficar em depósito para aquisição de novas terras. Mais tarde, eles se fixaram no Marimbeiro, próximo a terrenos onde residia um pequeno proprietário alcunhado de: O CAMBUQUIRA. Muitos dizem que foi CAMBUQUIRA, o senhor de escravos que descobriu as águas minerais.

Sua história é a seguinte: Veio um casal em 1756, de Borda da Mata: Antônio José Rodrigues e sua esposa, Maria Tereza de Jesus, se fixaram no Barreiro, próximo ao Marimbeiro. O casal teve oito filhos, dois deles fizeram parte diretamente da História de Cambuquira: Capitão Antônio José Rodrigues que casou com Maria Vitória da Silva e o Alferes José Antônio Rodrigues Cambuquira, seu nome acha-se inscrito mais de uma vez, em velhos livros da catedral de Campanha. Portanto, o nome CAMBUQUIRA vem certamente desse indivíduo que viveu em nossa cidade no século XVIII e começo do XIX. Ele casou- se com uma das irmãs das proprietárias da Fazenda Boa Vista. Não teve filhos, porém emprestou seu nome a nossa instância.

 O arraial foi posteriormente, erigido em distrito da municipalidade da Campanha, pela lei 1884, de 15 de junho de 1872. A municipalidade da Campanha vendeu pela importância de 10 contos de réis a propriedade dos terrenos adquiridos à Fazenda Boa Vista, ao Estado de Minas Gerais, que desse município, o transferiu, pela lei 3197 de 23 de setembro de 1884, para o de Três Corações do Rio Verde.

  A criação de Prefeituras se deu em 1904, tendo á frente Dr. Tomé Brandão, representado junto ao governo do Estado, nossa cidade. Então em 12 de maio de 1904 pelo decreto 2528 foi criada a Prefeitura de CAMBUQUIRA.

O dia 12 de maio é feriado municipal de quem promulgou quando prefeito foi Dr. Manoel Dias dos Santos Brandão, para se cultuar e festejar a data natalícia de CAMBUQUIRA.